Mocuba (RZT) – 17 Nov. 2025 – O Instituto de Ciências de Saúde Tenha Esperança (INCISTE), delegação de Mocuba na Zambézia, colocou na sexta-feira à disposição do mercado, 402 graduados de várias áreas de formação na área da saúde.
A graduação ocorreu num contexto em que o governo, mostra incapacidade de absorver jovens graduados para o mercado de emprego formal, mesmo com actual realidade de défice de técnicos de saúde com que o país de debate.
Trata-se de técnicos de medicina geral, saúde materno infantil, farmácia, medicina preventiva e saneamento, devidamente qualificados. Estão dotados de técnicas de bem-servir e prontos para contribuir para melhoria da saúde pública no país.
A secretária permanente distrital, Elizabete Verboi, disse no acto, que apesar do sector de saúde ser crucial, o Estado, enfrenta dificuldades serias para absorver os graduados ao mercado de emprego.
Nessa perspectiva, a dirigente, desafiou o INCISTE e outros intervenientes do sector da saúde, a buscarem o que chamou de “estratégias claras” de criação de clínicas ou hospitais privados, para garantir emprego dos graduados pelo instituto.
“Desafio a direcção do Instituto de Ciências de Saúde Tenha Esperança, sobre a necessidade de começar a levar a seria, a estratégia de parcerias claras e consistentes, de abrir uma clínica, que possa absorver os nossos jovens, por voz formados, para que continuem a ter esperança de facto, conforme o nome da vossa instituição.”
O director do INCISTE em Mocuba, Donat Mulumba, refirmou o compromisso doa instituição que que dirige na formação de quadros qualificados em conformidade com os desafios actuais do ramo.
“O INCISTE é uma instituição comprometida, a qualidade de formação profissionais de saúde, e no âmbito da transição de formação qualificada, para formação baseada em competência, esta instituição tem a honra de comunicar, que te ao momento, é a primeira e único instituto certificado que introduziu três qualificações profissionais” – declarou.
Em mensagem de ocasião, os graduados, comprometem-se em tudo fazer para o bem-estar dos utentes.
“Estamos cientes que o utente será o nosso patrão, onde dia e noite, faremos de tudo param o seu bem-estar” – concluíram.
Esta é a terceira cerimónia de graduação do INCISTE, desde a sua fundação.
[RTZ-Mocuba-Zambézia-Moçambique]