Mocuba (RTZ) – 20. Nov. 2025 – Cerca de 400 mil famílias podem ser afetadas por inundações na presente época chuvosa e ciclónica ao nível da província da Zambézia.
A informação foi prestada em Quelimane por Hélder da Costa, delegado do Instituto Nacional de Gestão de Riscos de Desastres (INGD) na Zambézia, na reunião de monitoria e avaliação dos primeiros sinais de chuvas que a província regista desde a semana passada.
O responsável garantiu entretanto, que o INGD dispõe de dez embarcações a motor, para operações de resgate em casos de necessidade, na presente época chuvosa e ciclónica, que se estende até Março do próximo ano.
Apesar de haver disponíveis embarcações para operações de emergência, a fonte disseque o INGD está um exercício de mobilizar pouco mais de 200 milhões de meticais, para responder a assistência humanitária de pouco mais de 400 mil famílias, que podem ser afectadas por cheias e inundações na presente época.
O valor necessário, será destinado para compra de bens alimentares, lonas, material de higiene entre outros quites de primeiro socorro.
[RTZ-Mocuba-Zambézia-Moçambique]