Mocuba (RTZ) – 05 de Jan 2026 – Alguns cidadãos utentes da Estrada Nacional Número 1 denunciam uso de senhas da Portagem de Alto Benfica (via Milange) na Portagem Licungo na cidade de Mocuba, na Zambézia.
A situação é estranha e levanta uma serie de dúvidas e preocupação aos queixosos pelo facto de tal situação abrir espaço para potencial desvio de fundos do herbário público ou uma outra situação similar de natureza fraudulenta.
O primeiro denunciante, que seguia ao distrito de Alto-Molocué, terá passado pela portagem Licungo no dia 30 de Dezembro, viajou numa viatura ligeira e terá recebido uma senha da Série A, número 0088968 – Portagem de Alto Benfica.
O segundo denunciante terá viajado no dia 02 de Janeiro em curso à Nampula, terá recebido uma senha igualmente da Série A, número 0090014 igualmente da Portagem do Alto Benfica, cujos bilhetes foram depositados aqui na Rádio Zambézia com carácter de denúncia.
O Fundo de Estradas, gestora das portagens, ao que a Rádio Zambézia sabe, não emitiu nenhum comunicado oficial sobre uso de bilhetes da Portagem de Alto Benfica, na Portagem Licungo, e nem declarou incapacidade de produção de bilhetes específicos para Portagem Licungo, pelo que, trata-se de uma matéria por ser esclarecida.
[RTZ-Mocuba-Zambézia-Moçambique]