Mocuba (RTZ) – O Distrito de Mocuba, na província da Zambézia, conta com uma Unidade de Intervenção Rápida (UIR), deste esta quinta-feira (15.01).
Trata-se de uma força policial ante-motim, destacada para o reforço da defesa e segurança pública que visa responder os desafios da corporação face a sofisticação do crime, ganhado contornos alarmantes nos últimos tempos.
A administradora do distrito de Mocuba Adelina Tavares, que testemunhou o acto oficial da apresentação da força, considerou relevante a instalação da força neste distrito.
A dirigente apontou a título de exemplo as manifestações violentas registadas após as eleições gerais de 2024, como uma experiência clara da necessidade da existência desta especialidade policial.
A governante exigiu, entretanto, uma atuação profissional dos agente, reforçando a parceria continua com as comunidades, razão primordial da sua criação.
Ao apresentar a força esta quinta-feira, o comandante provincial da PRM na Zambézia, Marinho Muchanga, destacou que a colocação da UIR em Mocuba, visa responder de forma pontual aos desafios prementes de ordem pública, no quadro da expansão progressiva desta subunidade policial para outros distritos.
A Unidade de Intervenção Rápida (UIR) instalada no distrito de Mocuba, poderá dar resposta às necessidades de ordem pública nos distritos da região norte da província da Zambézia.
[RTZ, Mocuba – Zambézia -Moçambique]