
A (RTZ) Rádio e Televisão Zambézia, – Rádio Zambézia, como é conhecida – é um órgão de informação generalista, independente, baseado na cidade de Mocuba, que neste momento opera a componente radiofónica, apenas.
Opera oficialmente desde o ano 2019 e tem por objectivo: prestar serviços de radiodifusão baseados nos princípios e políticas editoriais estabelecidas pela legislação em vigor, destinadas à difusão de programas de impacto sociopolíticos, económicos e cultural.
É proficiente na publicação de campanhas publicitarias (spots) de índole comercial e de intervenção social, considerando a sua programação flexível.
Sua frequência de radiação é 94.9 MHz, atribuída pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), através do ofício 47/27/RERD/DGEF/DRT/INCM/2020 de 18 de Junho e pertence aos Inovadores de Tecnologia Eletrónica Lda., uma firma do ramo tecnológico sedeada na cidade de Quelimane. Opera 24/24horas.
Está baseada na cidade Mocuba, um distrito estratégico que fica no centro da província da Zambézia, o que contribui para sua maior abrangência, estando neste momento a cobrir através do sinal aberto (94.9 MHz), dezanove (19) dos vinte e dois (22) distritos da Zambézia com cobertura em alguns distritos das províncias de Nampula, Niassa e Sofa. Conta com cerca de 3 milhões de ouvintes de todos extratos.
Pode ser ouvida igualmente através do sítio rtz.play.com (por agregar) o que o torna um órgão de visibilidade global.
A RTZ, de acordo com o Estatuto Editorial constante no Plano de Radiação, privilegia informação verdadeira, imparcial, isenta, responsável e transformadora.
Emite nas línguas: portuguesa, elomwe e chuabo (manyawa-derivada).