Com fundos próprios, Guiné-Bissau realiza domingo eleições gerais

Mocuba – (RTZ) – 20 Nov. 2025 – A Guiné-Bissau realiza no próximo dia 23, domingo, as primeiras eleições integralmente financiadas pelo país, sem apoio externo, desde os cadernos eleitorais à impressão dos boletins de voto, segundo tem vindo a anunciar o Governo guineense.

Conforme anotou “O País” o orçamento para este acto eleitoral ronda os três mil milhões de francos CFA, equivalente a mais de 4,5 milhões de euros, segundo dados divulgados pela agência de notícicas da Guiné-Bissau, a ANG.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, já tinha garantido nos primeiros meses de 2025 este propósito, considerando que se trata de “uma questão de soberania” e que tinha sido criado um fundo da democracia para o efeito.

O chefe de Estado ressalvou, na época, que a comunidade internacional podia acompanhar o país, referindo-se a eventuais observadores do processo eleitoral que se realiza no domingo, com eleições presidenciais e legislativas em simultâneo.

As eleições legislativas de 2023 foram orçadas então em cerca de 12 milhões de euros, tendo o Governo anunciado que seriam financiadas em 70% pelo Estado guineense – quando anteriormente a quase totalidade do custo dos actos eleitorais era assegurada pela comunidade internacional.

[RTZ-Mocuba-Zambézia-Moçambique]

📢 Junte-se ao nosso Canal no WhatsApp

Receba notícias, programas exclusivos e atualizações em primeira mão da Rádio e Televisão Zambézia, directamente no seu WhatsApp.

👉 Entrar no Canal do WhatsApp

Fique ligado onde estiver. É gratuito e seguro.